Quem diria que daquelas coisas imensas, barulhentas, que demoravam a ligar, queimavam a toa, extremamente caras e quase sem uso na época se tornariam essass coisas lindas e maravilhosas que chamamos de OLED?
Pois então, veremos nesse post um pessoal que não tá feliz "só" com CRTs, plasmas, LCDs, OLEDs e tudo entre eles. Pode até ser que estes não tenham muita utilidade comercial, digo, pra consumidores tentando ver o orkut e entrar no MSN.
Vamos lá, aos displays:
LEDs
-Interativo
Uma loja (La Vitrine) resolveu fazer uma vitrine inteira de LEDs interativa em Londres. As pessoas passam na calçada e a virtrine quase que as chama para a loja. Pois é. Ficou lindo e divertido. O princípio da vitrine é chamar os clientes, não é? Creio que eu entraria na loja e compraria algo, não importa o que, só porcausa dessa vitrine. Além de tirar uma foto e fazer um vídeo na frente da loja, claro.
O tracking das pessoas na calçada ficou muito bem feito, tudo brilha na hora que você faz os movimentos. Tempo real a parada. Assite aí:
La Vitrine - Montreal from steven bulhoes on Vimeo.
-3D
Quem precisa de hologramas quando se tem 4096 leds e uma compania chinesa? Pois então, uma compania chinesa, a Seekway, pegou a idéia de um cara e aumentou um pouquinho a escala (4x, mais ou menos), além de ter adicionado a possibilidade de reproduzir imagens coloridas. O resultado foi um cubo com 16x16x16 leds, sendo cada um controlável individualmente em cor e intensidade. Ficou bonito, mas deve ter dado um puta trabalho soldar 8192 pontinhas de fio de led e depois tentar controlar isso tudo. Chineses e sua paciência/necessidade de trabalho...
Água
-Queda d'água
Que tal fazer uma chuvinha controlada? Não aquelas com a mangueira que você fazia no quintal da sua avó nas tardes ensolaradas de sábado. Tô falando de controlada MESMO. Tipo gota por gota. Então. Essa belezinha foi criada pelo professor Stephen Pevnick, um "professor de arte" na Universidade de Wisconsin Milwaukee e, segundo ele, funciona como uma impressora de jato de tinta, só que com 3000 válvulas organizando as gotas. O cara teve a idéia e executou em 1979 com uma plaquinha de circuito e algumas vávulas. #TonyStark
-Bolhas
É, um display de bolhas. Não consegui muitas informações sobre este display, mas pelo visto trabalha com uma série de tubos, cada um com um "fazedor de bolhas", o controle deve ser algo bem parecido com o das água caindo, só que ao contrário e mais lento. Ah, sem esquecer das luzes!
Fogo
No mínimo legal. Funciona como uma matriz, só que invés de pixels, ele tem mini lança-chamas. O efeito fica muito legal, mas não dá pra entender muito bem porcausa de sua (ainda)pequena escala. Acho que não vai fazer muito sucesso se realmente for necessário o uso de babacas dançando na frente dele.
Madeira
-Placas
Este display, assim como os outros que eu mostrarei aqui, se trata de um "espelho", ou seja, ele reproduz o que tá na frente dele. Não deixa de ser um display já que não é um espelho de verdade.
São milhares de motorzinhos conectados a milhares de plaquinhas conectadas a uma câmera no meio. É até meio simples, dependendo de quanta intensidade a câmera dá pra um certo conjunto de pixels, um sinal de força controlada é enviado para o motorzinho. Simples de entender, quase impossível de se fazer. Imagina a quantidade de motorzinho atrás dessa tela bonitinha aí.
-Tocos
Da mesma maneira que o primeiro que eu mostrei funciona, só que os motoreszinhos neste são para girar certos ângulos de toquinhos de madeira na "tela". A luz spot faz o resto da mágica e o efeito fica bem legal e até meio complicado de se entender no começo do filme.(mais informações na página do youtube do vídeo)
-Folhas
Algumas folhas de madeira impressas com um degradê conectadas a motorezinhos para girá-las. O princípio é o mesmo dos outros, mas pelo visual trançado e a grande variação de tonalidades esse é um dos mais legais, com certeza.
AHHH, quase esqueci! Um extrazinho pra todo mundo =))
Um "display" de impressoras! Vê aí que é legal, pessoal, rimando na moral, para não se dar mal, brincando de mau-mau (YO!).
1 comentários:
Muito foda, principalmente o da vitrine e o da água! Uma conclusão que podemos chegar é: brincar com LEDs dá MUITO trabalho! Assim como brincar com lâmpadas haha. Muito bom o post, keep up the good work!
Postar um comentário