Faz sentido?

As pessoas quando pensam em design lembram logo de coisas bonitas e organizadas. Realmente, muita coisa feita pensando no design acaba tendo estas características. Porém na maioria das vezes, quem projetou o objeto/idéia não teve só isso em mente.

Uma saída pra esse "olhar mecânico" que muitos designers usam é trabalhar com os outros sentidos. O notebook da série F6 da Asus, por exemplo, vem com fragrâncias de colônia de homem a cheiro de oceano.


Os quatro modelos cheirosos da Asus.




Esse tipo de abordagem pelo olfato tenta trabalhar com o emocional da pessoa, uma vez que o olfato está mais ligado com o emocional que qualquer outro sentido. O olfato é muito usado no design "comercial", ou seja, o design pra vender. Mais um exemplo que me lembro é a organização da rede de lojas Lojas Americanas. Sempre que há uma lanchonete nessas lojas ela é posta ao lado da porta, para que o cheiro do pão de queijo e do café fique sempre chamando os possíveis clientes que passam na porta. O cheiro característico das lojas da Mr.Cat. Muita coisas sutis, porém marcantes quando se fala de uma empresa.

Não só o olfato, mas também a audição pode ser trabalhada neste sentido. Muitas lojas de roupas e sapataos trabalham com playlists específicos para seu tipo de roupa. Um loja de uma grife que tenta passar uma imagem de atitude, por exemplo, mantém comosom ambiente músicas pop, tecno ou algo com batidas rápidas e cativantes.

Quem não lembra do jingle da rede de lojas Leader Magazine no natal? Pois é, essa é a intenção de quem criou a música. Fazer com que a qualquer momento você se lembre do ritmo e da melodia com o nome da marca nessa época do ano.

Combinar imagem com sons? Qualquer show de banda tem no palco imagens que, quando bem feitas, fazem total referência à letra ou o ritmo da música. Quanto a imagem eu não digo somente um telão com projeções, mas também o próprio palco, como em todos os shows do Daft Punk.


Quase todo mundo que sabe um pouco de música eletrônica e vê estes cabeça de lata reconhece de primeira e sabe do que se trata.

Existem muitas pessoas que somente pelo som reconhecem uma Harley Davidson. É um dos motivos pelo qual a fabricante não instala silenciadores. Assim como a Ferrari e seu som agudo e as Kawasakis com seu quase-assobio. Coisas que marcam seus donos e admiradores, que muitas vezes "marcam a marca".

Quanto ao toque, falando em tecnologia e toque, todos lembram do famoso touch-screen. Não é uma tecnologia nova, mas agora é relativamente barata e pode ser usado em quase tudo que tem botões. O grande democratizador do touch-screen foi o iPhone, que mostrou como é divertido não usar botões ou canetinhas pra brincar de telefonar.

O toque no design em tecnologia não se resume somente ao touch screen e também não somente ao toque no produto. Coisas como a temperatura do ambiente onde o produto é exposto, a textura das paredes, o chão. Tudo implica na decisão de uma pessoa sobre o que pensar sobre o produto, a marca ou a idéia.

Este sentido nos permite passar confiança também. Como quando um carro tem a maioria do seu acabamenteo feito em plástico, grande parte do público rejeita, pois parece que tudo vai entortar ou quebrar com o tempo(o que é verdade na maioria das vezes). Um produto pesado e firme geralmente passa uma imagem de rigidez, de coisa duradoura(vide iPhone).

E claro, a parte útil do toque. Existem muitos protótipos de celulares que trabalham com o toque, como por exemplo o Morph, da Nokia. Ele simula em sua tela botões, através da nanotecnologia, que possibilita que partes específicas da superfície da tela aumentem de tamanho.

É meio estranho falar de paladar em design, a princípio. Mas tem muita coisa a ver sim. Muitas vezes uma imagem de uma sanduiche-iche na frente de uma rede de fast food pode te dizer se vai ou não entrar pra provar. Isto tá sendo levado muito mais a fundo. A busca pela perfeição da representação de comida leva as pessoas a fazer coisas como isso:



Uma imagem que lhe dá água na boca pode fazer a diferença.
Creio que Design seja este bricar com os sentidos, usá-los para te atrair, te deixar curioso.

0 comentários:

Postar um comentário