Eu amo carros e tecnologia. Creio que juntar estas duas coisas não poderia dar errado, né? Na mairia dos casos realmente não. Os freios ABS, os airbags, combustíveis verdes.. Tudo muito bonito. Então quando a tecnologia começa a atrapalhar?
Pensem em um teclado que a cada tecla que você apertar fale ela em voz alta pra você. Tecnologia, né? Sim. Desnecessário, né? Totalmente.
Vamos a algumas tecnologias mal aplicadas em carros:
Ajuste eletrônico da altura do banco do carro.
Você tem milhares de motorezinhos pra evitar que você faça movimentos bruscos com o simples apertar de milhares de botões, e não é só isso! Você, adquirindo o sistema, automaticamente um assento extra-alto para caber todos os motores e circuitos. Isto tudo aumenta o peso do carro em alguns muitos quilos, assim como a facilidade de ter um problema.
Bancos com ajuste manual são muito mais leves, fáceis de se aprender a mecher e problem-safes.
Limpadores de para-brisa automáticos.
Eu ainda não entendo o porque da aplicação de uma tecnologia relativamente avançada para um uso tão futil. Toda vez que cai um pingo de qualquer líquido no para-bris do seu amado possante, os limpadores acordam e vão correndo limpar tudo pra você. Isso significa que se você estiver andando na cidade e respingar água de um ar-condicionado no seu carro, seus limpadores irão logo se ligar e secar tudo pra você. Assim como aqueles pingos de lama da chuva do dia anterior que o ônibus na mão contrária a sua insiste em jogar na sua cara... Eles serão prontamente espalhados em todo o seu para-brisa agora todo arranhado.
Os fabricantes, porém, tentaram tirar completamente os limpadores da linha de produção ou controlá-los com mais precisão. Fizeram um sistema que sentia a vibração das gotas ao cair no pára-brisa, tentaram revestir o vidro do carro com uma camada de material que não permitia que gotas se formassem, tentaram até evitar gotas com tecnologia supersônica, vibrando o vidro de um jeito que não permitia que gotas se formassem. É, os caras estudam.
O sistema que "tá dando certo" atualmente é o ótico. Tem uma câmerazinha infravermelha no retrovisor do carro que envia luz infrevermelha pro vidro, quando ela volta em um certo ângulo, tá tudo seco, quando ela não volta, tem um pingo e o limpador tem que ser ligado. O sistema pode ser desligado ou ajustado para o quão molhado você quer que o vidro esteja antes de ligar os limpadores. Sim, alta tecnologia. Desnecessária, ao meu ver.
Os limpadores "manuais" não costumam travar no on e não tem sensores e um para-brisa especialmente caro para funcionarem.
Faróis que acendem automaticamente
Acho que o ser humano ainda não perdeu a capacidade de distinguir quando está escuro demais ou não para ligar os faróis. Pode sim ajudar um pouco na segurança, mas o sensor humano não fica cheio de poeira ou simplesmente queima (considerando que o motorista, ao entrar no carro, enxerga bem).
A tecnologia em si é bem simples, célula fotosensível que quando tá escuro, fecha o circuito do farol, mas não concordo com o uso dela em carros.
Cintos automáticos (!)
Pois é, muitos não sabem ou simplesmente não se lembram destas maravilhas tecnológicas que te poupavam do trabalho imenso que é passar o cinto de um lado para o outro do seu corpo. Se você nunca viu ou não entende como raios isto funciona, aqui vai uma pequena demonstração:
Sim, exatamente isso que você viu. Ele fica lá pendurado e simplesmente desliza para você quando você fecha a porta, mas você notou alguma coisa estranha no cinto? Sim, ele não tem a parte de baixo. É um cinto de dois pontos, não de três, como conhecemos. O negócio é que esse esquema foi adotado nos anos 80 por algumas fabricantes como GM e Nissan e nos anos 80 acho que não era um grande problema ter um cinto de 2 pontos no banco da frente. Aconteceu de montes e montes de motoristas simplesmente escoregarem por baixo desses maravilhosos e tecnológicos cintos automáticos e irem de cara no pára-brisa. Não deu muito certo, como vocês devem imaginar.
No entanto, se você tivesse o cinto de cintura instalado em seu carro, você poderia colocá-lo manualmente, após o cinto automático escorregar pra você. Você vê sentido nisso? Nem eu.
Tubos de som
Sim, isso que você leu. Mas não são tubos para tirar o som do carro, são tubos para passar o barulho do motor pra dentro do carro!
Não é bem uma tecnologia, mas eu não pude esquecer dessa maravilha, falando em coisas inúteis que se põe em carros. Eles gastam quilos e quilos de material pra evitar que o som entre no carro e instalam tubos pra fazer com que o barulho do motor entre. Tudo bem que barulho de motor é super sexy e tal, mas convenhamos, tubos de som é sacanagem.
Você deve estar pensando que isso é uma tecnologia antiga feita pelos engenheiros loucos dos anos 70-80. Não é. O Ford Mustang 2010 tem estes tubos.
Ignição eletrônica.
Sério, o que eles tentaram simplificar fazendo uma ignição em um botão? Você põe a chave do carro no carro e aperta um botão. Sem este sistema você teria o incrível trabalho de enfiar a chave na ignição e girá-la. Essa tecnologia só complica (eletrônicamente falando) a ignição do carro e faz com que você esqueça facilmente suas chaves nele.
Painel eletrônico.
Realmente paineis eletrônicos são bem bonitinhos, mas não concordo em por informações vitais para o bom funcionamento do carro e até para a sua segurança em uma coisa tão frágil. Um velocímetro virtual pra mim não é muito confiável, pois eu sei quanta coisa pode dar errado até aquela informação chegar à minha pessoa.
A tecnologia aplicada nisso éum tanto quanto complicada... São diversos sensores de movimento, calor, velocidade, som, quase tudo enviando informações para uma espécie de computador interno e enviando tudo para o painel. Quando dá problema você não sabe se é o painel ou o sensor que tem problemas...
Câmeras e sensores para estacionar.
Você realmente precisa da tecnologia que usam para engatar ônibus espacias em estações espaciais para estacionar seu carro? Existem carros com 3 câmeras somente pra isso! Tudo bem, melhora a segurança para SUVs e carros grandes em geral... Mas seria bem mais barato se ele simplesmente fosse feito de modo que lhe oferecesse um melhor visão de dentro do carro.
Sistema de estacionamento automático.
Uma série de sensores medem o espaço entree os carros em uma rua pra saber se tem vaga para o carro. Quando tem, ele estaciona pra você. Isso envolve motores no volante do carro, controle eletrônico da marcha e dos pedais do carro, ou seja, MUITA coisa.
Porque é inútil? Vamos e venhamos, não é atoa que existe baliza no teste para pegar carteira de motorista.
Caixas de marcha inteligentes.
Uma caixa de marcha que no automático sabe se você está usando o carro de maneira esportiva e automaticamente se muda para o modo esportivo, alterando pontos de mudança e tempos. Uma caixa de marcha manual faz isso automaticamente dentro de sua cabeça, envolvendo bem menos cáclulos, mecatrônica e preço de manutenção.
A caixa tem uma central de controle que monitora a aceleração, movimentos do volante e marcha e "entende" se você está corendo em uma pista de corrida ou na dutra. Esta central abriga um computador que cuida da mudança automática de marchas e muda o set-up dela para o que o motorista está usando.
Marcha borboleta.
Realmente útil em carros de corrida e fórmula 1, porém totalmente useless em carros normais. Creio que não deve ser a coisa mais agradável do mundo estar no controle de um carro com um sistema destes em trânsito pesado. Acho também que isso meio que tira a atenção do motorista ao dirigir em si. É muito simples em uma viagem longa acabar perdendo a atenção no que se está fazendo(dirigindo) quando tudo é tão fácil...
Controle climático automático
Essa veio de uma tecnologia nova em um carro que lí a pouco tempo. O carro é o Acura MDX 2010, seu ar-condicionado é ligado com o sistema de GPS do carro. O computador de bordo com GPS sabe qual é a exata posição do sol em relação ao carrro e com essa informação ele manda ar mais frio para o lado do sol, mantendo assim uma temperatura homogênea em toda a cabine de passageiros.
Incrível, né? Mas quantos motores, processadores, cálculos e satélites são necessários para se fazer isso? Nos ar-condicionados manuais você consegue fazer isso manualmente, não é tão difícil e é bem mais flexível.
Cancelamento ativo de ruídos
Mais uma vez o Acura MDX 2010 me surpreendeu. Microfones internos "escutam" os sons do motor e outros sons que podem entrar na cabine e enviam outros sons com a frequência inversa, assim os cancelando.
Não acho que é muito saudável uma quantidade maior que o normal de frequências em nosso cérebro. Também acho que existe uma quantidade de microfones e auto-falantes grande demais nesse carro, depois de saber desta tecnologia.
Comandos de voz
Muitas pessoas podem discordar de mim, mas qualquer coisa que seja complicada demais para se fazer rapidamente com botões é desnecessária para um veículo funcionar. Fazer rotas e ligar para pessoas? Faça antes de botar a mão no volante e os pés nos pedais.
Visão noturna
Carros tem que ter faróis. Se está escuro demais para dirigir e seus faróis não dão conta, diminua ou dirija quando estiver clareando.
O carro tem uma série de lâmpadas infra-vermelhas que "iluminam" a estrada e uma câmera no retrovisor as recebe de volta. A imagem então é mostrada no painel do carro, ou no sistema de navegação, ficando na visão periférica do motorista.
Essas são algumas das tecnologias que eu já ouvi falar que eu considerei desnecessárias, mas existem muitas ainda que não ouvi e não sei da existência (por favor comentem se lembrarem de alguma). Existem algumas outras ainda, como o "assistente de atenção" que vê se o motorista está atento ou não e o "monitor de faixa" que percebe que você está saindo da faixa e te avisa.
Achei interessante mostrar um pouco desta parte da ciência que muita gente esquece, a parte que a aplicam de forma a fazer coisas simples. Algumas das tecnologias que mencionei podem ser o início de algo maior que os engenheiros podem chegar a conclusão com as experiências, mas creio que colocá-las no mercado é uma atitute irresposável por parte das montadoras. Coisa que infelismente a maioria dos compradores não vêem.
0 comentários:
Postar um comentário