Inspiração


O Beatbearing foi a principal fonte de inspiração para o nosso trabalho, pois trabalha a expansão dos sentidos utilizando sensores e objetos físicos criando música eletrônica de forma criativa e intuitiva.

Decidimos então tomar esse projeto como base, mas não queriamos nos limitar a um simples instrumento e sim algo maior em que diversas pessoas pudessem partcipar e interagir ao mesmo tempo. Foi então que tivemos a idéia de substituir as bolinhas dos intrumentos por pessoas e os slots por cadeiras.
Para que isso fosse possível, precisariamos de um espaço razoávelmente grande para nossa filmagem - deixando claro que fariamos apenas um vídeo demonstrando o conceito do projeto, uma vez que seria inviavél sua total construção física e funcional - também precisariamos de um pequeno grupo de voluntários para ir sentando nas cadeiras a medida que a música iria se formando e a batida ganhando rtimo. Para a edição de vídeo usariamos inicialmente o After Effects, para sincronização do vídeo com o som, o Sonar e para contruçao das batidas e edição de áudio o Fruitloops.

A cadeira e o equipamento

Para o Arduino reconhecer se existe ou não uma pessoa em uma das cadeiras da sala, optamos por usar sensores de pressão, pois seria muito complicado trabalhar com o tracking de câmera com muitas pessoas ao mesmo tempo em cena passando umas na frente das outras, quando levantassem das cadeiras. O tracking poderia se tornar impreciso a medida que uma pessoa, se movimentando, poderia ser interpretada como sentada a cadeira.
Para a execução seriam nescessários 32 sensores de pressão e 64 lâmpadas. Usaremos 2 lâmpadas para cada cadeira, pois serão nescessárias duas cores de iluminação, uma para especificar a linha do tempo, e outra para acender somente quando a cadeira esivesse sendo uilizada como instrumento ativo. Para tamanha quantidade de conexões teríamos que utilizar um multiplicador de portas, visto que o arduino (Duemilanove - http://arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardDuemilanove) só tem 14 portas de entrada e saída. Para cada lâmpada usaríamos 2 portas, assim como para cada botão. O Duemilanove se conecta ao computador por USB e usa um próprio para arduino, compatíve com todas as plataformas (linux, pc e mac).
Em cada cadeira, portanto, haverá um botão e duas lâmpadas. Todas cadeiras estariam conectadas a um único arduino controlado por um único computador com caixas de som.

Espaço


Para a execução do projeto precisaríamos de uma sala ampla com cadeiras alinhadas. Com isto em mente, pesquisamos locais para a simulação. O auditório do RDC foi o primeiro, porém, ao visitá-lo percebemos que as cadeiras não são alinhadas e a quantidade de cadeira aumentava e cada fileira. Fomos à sala L780, onde seria possível executar, mas a sala não tinha horários disponíveis. Fomos então às salas L480 e L481, a sala tem 8 fileiras de cadeiras, cada uma com 8 cadeiras. A sala tem horários disponíveis e resolvemos trabalhar a simulação nela.
Com um modelo de cadeira já especificado, fizemos um esboço de onde ficariam as lâmpadas e o botão. (clique na imagem para ampliar)


Pessoas

No dia da apresentação da idéia, após apresentá-la, chamamos os integrantes da turma para nos ajudar com a gravação da simulação. Infelizmente, dos alunos, somente o Pedro Almeida pôde comparecer, além da Julia Motta, Rigel Romeu, Carla Costa e Leonardo Meireles. Com esta quantidade de pessoas (7) pudemos fazer um ritmo e sala, com a ajuda de um laptop com Fruitloops.

Edição de vídeo

Para começar a editar o vídeo precisaríamos de uma batida que condizesse com as pessoas sentando e levantando na gravação. Para tal feito usamos dois programas em conjunto, o Sonar e o Fruitloops. Utilizamos o Sonar pois ele marca o tempo de um vídeo de acordo com um compasso. Como planejamos que nosso projeto trabalharia com 60bpm (batidas por minuto) configuramos o Sonar para um compasso de 60bpm, assim poderíamos trabalhar mais facilmente com a sincronização do som no FruityLoops, contando o compasso no cronômetro do Sonar e sincronizando com o som que seria gravado no FruityLoops.
O som já sincronizado foi adicionado ao vídeo no After Effects e foi feita a estabilização da câmera (o tripé estava em cima de uma mesa), assim como a adição das luzes, título e créditos.
O resultado se vê abaixo: