Bem, para se obter a eletroluminescência você precisa usar voltagens altas para energizar elementos como o fósforo, que quando perde energia libera luz. Você faz isso com um processo relativamente simples: Você pega um vidro bem fino ou uma camada plástica, recobre com um condutor claro, coloca uma camada bem fina de fósforo, cobre o fósforo com um plástico fino e então acrescenta outro eletrodo. Essencialmente, o que você tem são dois condutores (um capacitor) com fósforo entre eles. Quando você aplica de 100 a 200 volts AC (corrente alternada) nos condutores, o fósforo energiza e começa a emitir fótons.
O fato de esta ser uma iluminação que pode ser obtida de qualquer superfície, sem se precisar de um objeto fixo como uma lâmpada aumentou e muito as possibilidades de aplicação e permite que façamos muitas coisas antes inviáveis como:

Papel de parede luminoso
Agora podemos fazer uma parede com sinalizações já embutidas ou simplesmente com enfeites luminosos ou iluminação no rodapé, como em um cinema ou como iluminação de emergência, por usar pouquíssima energia.
Vitrines luminosas
A utilização de fitas eletroluminescentes em vitrines pode diminuir o custo de montagem e de energia de uma vitrine ou stand, além de proporcionar uma luz difusa mais agradável que a luz oferecida por leds normais.
Publicidade
Um comercial feito com folhas eletroluminescentes pode ser mantido facilmente por baterias por um longo período de tempo. Além de ter uma visibilidade muito maior que os cartazer normais de hoje em dia, iluminados por leds ou lâmpadas.
Moda
Por ser maleável e ter a possibilidade de ser cortado em qualquer forma, há a possibilidade ainda de se fazer roupas com este material. Com a tecnologia de baterias já avançada uma roupa eletroluminescente é totalmente viável.
Aparelhos eletrônicos
Iluminação bem homogênea para todos os botões/visores de seu carro/ avião/ aparelho já é possível com eletroluminescência.
Segurança
Aplicada em roupas de policiais, bombeiros e construtores, a fita eletroluminescente facilita a identificação e localização de pessoas à noite. Ela também pode ser aplicada nos degrais de uma escada como iluminação em um ambiente escuro como um cinema. Também pode ser usada como adesivo em carros de autoridades como veremos no próximo exemplo
Fins estéticos
Além de todas essas utilidades a fita eletroluminescente é muito bonita e pode ser usada em muitas outras aplicações, como iluminação de carros e barcos.
Algumas caracterísitacas sobre estars "lâmpadas":
-Ela tem a espessura de uma folha de papel;
-Não quebra;
-Não queima;
-Não esquenta;
-É totalmente flexível;
-Pode ser cortada e/ou moldada no tamanho e formato desejado;
-Pode ser emendada;
-Está disponível em diversas cores;
-É alimentada através de inversores (110v, 220v ou baterias);
-E consome apenas 0,09mA/cm².
Um vídeo mostrando como é feita a instalação de uma tira de fita eletroluminescente. Um processo extremamente simples e limpo.
Um vídeo com algumas aplicações para este tipo de iluminação.